CLiii
Infomação

É importante ter um aplicativo para meu negócio?

por Eder Pelizzer, março 1, 2023

Antes de dizer abaixo as importâncias de ter um aplicativo que sirva adequadamente, quero dizer como que resolvemos o problema de um cliente com um aplicativo simples mas eficaz.

Este cliente em particular tinha a necessidade de lembrar seus usuários dos vencimentos, pois se tratando de uma empresa que fornece serviço de internet local, uma maioria dos clientes atrasavam o pagamento da fatura ou mesmo deixavam de pagar. A fim de evitar os contatos pessoais ele optou por um aplicativo que além de controlar e notificar o cliente, este também poderia ter mais praticidade em mãos.

Este aplicativo foi capaz de atender sua necessidade e também deixar o cliente/usuário por dentro de todas as informações de sua contratação, ou seja, ambos satisfeitos.

Agora vamos para o que interessa neste post… 

É importante ter um aplicativo para meu negócio?

Não é exagero dizer que os aplicativos de celulares já fazem parte do dia a dia das pessoas. É raro encontrar alguém que não faça uso de redes sociais como o WhatsApp, YouTube e Instagram, ou mesmo outros aplicativos para organizar e agilizar a rotina. Isso vale também para a realidade empresarial.

A cada dia diferentes empresas investem nesse tipo de tecnologia para gerar benefícios, seja para criar relacionamento com o cliente ou mesmo para aperfeiçoar a interação entre seus profissionais. Nesse sentido, você já parou para pensar nas vantagens que um aplicativo próprio pode trazer para o seu negócio?

É sobre isso que tratamos neste artigo. Conheça alguns dos principais benefícios que os aplicativos apresentam e saiba como fazer deles um recurso indispensável para o sucesso da sua empresa. Confira!

Vantagens perante o consumidor

Facilidade de acesso

Não é a toa que gigantes da indústria desenvolvem seus sistemas na forma de aplicativos. Facebook e Twitter, por exemplo, podem ser acessados via browser, entretanto, diante de problemas envolvendo a velocidade de carregamento das páginas e a responsividade, a qualidade proporcionada por seus aplicativos costuma ser muito maior.

Com um aplicativo próprio, você pode não somente melhorar a navegação por parte do cliente, mas também direcioná-lo de maneira mais clara às soluções e oportunidades que a sua empresa oferece, podendo assim, gerar novos negócios e fidelizar consumidores.

Uma empresa de entregas, por exemplo, pode criar seu aplicativo e mediante cadastro, simplificar as compras do cliente. Isso evita a perda de tempo tendo que inserir seus dados cada vez que precisa fazer um pedido.

Fidelização de clientes

Ao baixar seu aplicativo e fazer o cadastro para acessá-lo futuramente, o seu cliente fornece dados que podem ser preciosos para a estratégia da sua empresa. Com um trabalho de inteligência adequado é possível mapear o comportamento do consumidor e desenvolver soluções mais voltadas para os seus reais interesses. Esse é um passo importante para conseguir a tão desejada fidelização.

Um grande diferencial de empresas que têm se aproveitado da tecnologia para melhorar seus resultados é justamente a capacidade de fazer uso dos dados para se aproximar dos clientes. Na prática, não fica difícil entender porque isso dá tão certo. Tanto quanto bons preços e qualidade, o cliente valoriza a personalização.

Além disso, você pode criar funções capazes de gerar interação com as pessoas e aperfeiçoar a sua comunicação, uma vez que terá um canal direto para isso.

Ganho de credibilidade

Em ambiente online, qualquer um pode dizer o que quiser. Isso nem sempre é bom, pois cria problemas especialmente na realidade empresarial. Sem uma imagem forte no mercado, sua empresa pode gerar desconfiança. Como saber se uma empresa é séria o bastante sendo que o consumidor nunca ouviu falar dela e seus preços são mais baixos do que o comum? É preciso ficar atento para evitar golpes e prejuízos financeiros.

Nessa lógica, o empreendedor que consegue gerar credibilidade para o seu negócio costuma ter vantagem: se as pessoas conhecem a sua empresa e confiam nela, essa resistência natural pode ser eliminada, gerando frutos interessantes para a companhia.

Ter um app próprio e com um sistema seguro e desenvolvido por profissionais especializados, é uma forma de gerar essa credibilidade e combater empecilhos comuns no ambiente online.

Reconhecimento de marca

Dependendo dos objetivos da sua empresa, ela pode se promover por meio dos aplicativos de uma maneira única. Isso acontece em função do potencial de personalização dos apps.

Se a sua necessidade for impactar pessoas com uma linguagem mais informal e estilosa, pode desenvolver um sistema com esse perfil. Da mesma forma, se o seu público estiver em busca de uma solução prática e funcional, basta criar uma ferramenta com foco em suas necessidades para gerar reconhecimento de marca.

Isso melhora a percepção do seu público em relação àquilo que a sua empresa oferece. É por isso que tantas organizações investem pesado na busca por inovações. Falar a mesma língua dos consumidores costuma trazer excelentes resultados.

Benefícios internos para a empresa

Mobilidade da equipe

O app próprio é útil também para os colaboradores da empresa. Dependendo do tipo de sistema desenvolvido, isso pode gerar maior flexibilidade para a equipe.

Um aplicativo que permite que o funcionário se comunique com seus superiores de maneira fácil e instantânea, valoriza opções modernas como o trabalho no sistema home office, por exemplo. Isso pode fazer com que sua empresa se torne mais competitiva no mercado e tenha como atrair novos talentos.

Para ser realmente útil para o empreendimento, o trabalho à distância depende de uma série de fatores Entre eles, a existência de uma estrutura capaz de dar ao colaborador condições para atuar mesmo estando longe da empresa. Nesse ponto, desenvolver um app próprio tem grande importância.

Vale lembrar que cada vez mais as relações de trabalho têm se modernizado, por isso, compreender a tecnologia e suas possibilidades é fundamental.

Maior produtividade

Aplicativos de gestão empresarial estão entre as ferramentas mais úteis quando se fala em velocidade da informação. Eles são de grande utilidade para dar dinamismo às informações e simplificar processos como o de tomada de decisão por parte dos gestores.

É preciso compreender a importância que o trabalho com a informação tem no mundo dos negócios. Quando o gestor sabe lidar adequadamente com ela, otimiza seu trabalho, consegue compreender melhor as necessidades do empreendimento e, o mais importante, tem como gerar resultados mais significativos para a empresa.

Pensando nisso, os aplicativos também são importantes. Existem casos de sistemas que geram relatórios sofisticados o bastante para simplificar diferentes ações que um gestor precisa tomar no dia a dia.

Tudo isso, além da já citada questão da mobilidade, tende a gerar maior produtividade para a empresa, dando a ela condições para ser protagonista no setor em que atua.

De maneira geral, investir na criação de um aplicativo próprio para a sua empresa é uma maneira de inseri-la em uma realidade da qual a maioria das pessoas já faz parte. Por isso, não perca tempo e sofistique a sua presença no mercado.

 

Fonte: Procenge

Procenge

Fonte: https://procenge.com.br/blog/entenda-a-importancia-dos-aplicativos-para-o-seu-negocio/

2022 © CLiii